domingo, 10 de fevereiro de 2008

Ética

Quando estamos a escrever um artigo, que pode ser um resumo, devemos levar em linha de conta determinadas regras.
Depois de lerem este artigo, nomeadamente o capítulo "Ética na Internet", deixem um comentário sobre aquilo que fizeram nos comentários/resumos anteriores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Segundo o site Wikipedia.org/wiki/Internet:
A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação. De acordo com dados de Março de 2007, a Internet é usada por 16,9% da população mundial.
Podemos aderir à Internet por banda larga ou acesso discado por meio de cabos, acesso dedicado, sem fio, por satélite ou por telemóveis. Existem também pontos de acesso em locais públicos, como aeroportos e cafés, acessíveis por meio de rede sem fio.
A Internet surgiu no período em que a guerra fria pairava no ar entre as duas maiores potências da época, os Estados Unidos e a ex-União Soviética. O governo norte-americano queria desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra e que mesmo em caso de ataque nuclear os dados fossem preservados. Foi assim que surgiu então a ARPANET, o antecessor da Internet. A partir desse antecessor ela evoluiu, pois como se encontrava não era possível ser utilizada como é hoje. Foi modificando até chegar à forma actual.
Na arquitecartura da Internet encontram-se os protocolos e os icanns.
Para o funcionamento da Internet existem três camadas de protocolos. Na camada mais baixa está o Protocolo de Internet, na camada média está o TCP, UDP e ICMP e na camada mais alta estão os protocolos de aplicação, que definem mensagens específicas e formatos digitais comunicados por aplicações.
Relativamente à ICANN, esta é a entidade que coordena a distribuição de identificadores únicos na Internet, incluindo nomes de domínio, endereços IP, portas de protocolos e números de parâmetroscas e formatos digitais comunicados por aplicações.
Em relação aos serviços existe:
*Correio electrónico que permite enviar e receber mensagens;
*World Wide Web- funciona como motores de busca
*Acesso remoto- permite que utilizadores de computadores conectem outros computadores facilmente, mesmo estando em localidades distantes no mundo.
*Colaboração-O baixo custo e grande facilidade tornaram o trabalho colaborativo e o compartilhamento de idéias pela Internet mais fáci.
*Compartilhamento de arquivos-Um arquivo de computador pode ser compartilhado por diversas pessoas através da Internet. Ele pode ser carregado num servidor Web ou disponibilizado num servidor FTP, caracterizando um único local de fonte para o conteúdo.
A Internet tanto pode ser utilizada na educação, no trabalho e simplesmente por lazer.
Contudo, apesar da Internet apresentar muitos benefícios, esta traz muitas consequências como: cimes bancários ou financeiros e crimes relaciondaos com a difamação e pedofilia. Muitas vezes é também utilizada para espalhar vírus em diversos computadores.